Se você é um fã de história natural e tem acompanhado neste últimos dias, as fotos de Nick Brandt , onde retratam imagens impressionantes de aves mumificadas e morcegos ao longo das margens do lago Natron, na Tanzânia. onde elas retratam imagens sombrias e remetem ao imaginário do lago como de um museu vivo. fazendo crer que onde os animais caem na água se transformam imediatamente em pedra. porém como o próprio Brandt observou, as imagens são mais arte do que ciência.
Como disse Brandt, ele recolheu os animais mortos e posou-los em seus poleiros. O flamingos e morcegos não ficaram realmente petrificado no local das fotos.
O lago é particularmente quente e salgado, as algas dentro do lago e tudo que nele sobrevive como uma espécie de tilápia, se adaptaram às condições incomuns. Isso não é tudo. Lago Natron é também um terreno fértil essencial para o Flamingo (Phoenicopterus minor), que passam o dia se alimentando das cianobactérias.
A importância do lago Natron para o Flamingo não é um segredo, neste lugar pitoresco, é o local de reprodução principal dos flamingos, porque a água fica baixo o suficiente para evitar inundações dos ninho, mas permanece alto o suficiente para que haja uma barreira entre predadores e os ninhos cônicos que os pássaros constroem.
Dois acontecimentos ameaçam os pássaros. A barragem de uma fábrica de extração de carbonato de sódio que irá alterar dramaticamente a ecologia do lago e a atividade humana pode afetar diretamente, neste ecossistema.
O espetáculo do Flamingo no Lago Natron poderá desaparecer em breve.
0 comentários:
Postar um comentário