O Second Life, o universo virtual criado no dia 23 de junho em 2003 pela empresa americana Linden Labs completou 10 anos. Motivos para comemorar? Muitos.
O que aconteceu com o Second Life?
A pergunta não é impertinente, visto que o mundo virtual era a grande promessa publicitária para diversas corporações como a IBM.
A BBC que define o SL como um site de mídia social, relata que houve o ‘boom’ em 2007; o número de usuários ativos passou de 450 mil para quatro milhões.
O que aconteceu?
‘American Apparel’ gastou muitos ‘euros’ com designer e outros serviços, mas o investimento valeu a pena. A varejista foi uma das primeiras corporações a entrar no SL, ganhando a primeira página do ‘The Guardian’. Quando as demais corporações entraram no mundo virtual, a publicidade não rendia notícias em jornais e nem sites de noticias.
O Brasil não ficou de fora; grandes empresas não perderam o nicho publicitário que se anunciava aos quatro cantos do mundo; a Bradesco inaugurou sua ilha com uma grande festa em 2007. a proposta da empresa teria funcionários preparados para atender de 12h as 22h.
Em 2008, foi a vez de a Fiat lançar o mundo dos automóveis para o usuários do SL. A multinacional Lançou duas ilha s no dia 7 de janeiro de 2008. O visitante era convidado para dirigir um Punto na saída da fábrica.
Para ser acessível, o SL teve que moderar suas expectativas quanto à qualidade gráfica devido à banda larga no mundo, recebendo críticas quanto seu visual. No Brasil, uma parte dos interessados na segunda vida não tinha computadores que suportavam a gráfico do jogo.Com a chegada do Mesh, o Second Life começa a caminhar com os outros games 3D de bom desempenho.
Jim Clark, pesquisador de mercado da Mintel, afirma que, como rede social "A chave para qualquer coisa online é obter um alcance mais amplo de pessoas". De acordo com Jim, o problema é a complexidade para entender o Second Life que impede que muitas pessoas retornem regularmente. O SL também não acompanha os telefones móveis inteligentes, e os sites precisam de uma presença móvel para continuar atraentes.
A Linden Labs afirma que o número de usuários continua crescendo. Independente das críticas.
Fontes:
0 comentários:
Postar um comentário