BRASIL
* O noticiário produzido por jornais, portais e TVs brasileiros dominou os compartilhamentos em redes sociais durante os protestos que pararam o Brasil em junho.
*A deputada federal Manuela D'Ávila (PC do B-RS), 31 anos, líder do partido na Câmara, considera uma "petulância" um dos principais argumentos contrários ao plebiscito sobre reforma política: o de que os eleitores não saberiam opinar a respeito de temas complexos. "Alguns têm a coragem de dizer publicamente. Achei que só teriam coragem de dizer nos corredores em baixo tom de voz: que o povo não tem condições de se manifestar sobre temas complexos como a política. Eu fico surpreendida com a petulância de algumas pessoas".
* O empresário Eike Batista renunciou ao conselho de administração da MPX – empresa de energia com negócios complementares em geração elétrica e exploração e produção de gás natural na América do Sul – que anunciou, em nota divulgada nesta quinta-feira (4), um aumento de capital privado de R$ 800 milhões para reforçar o caixa da companhia em meio a turbulências enfrentadas no mercado.
* Distribuidoras levam prejuízo com os bloqueios nas estradas do país. Um caminhão que saiu de Monte Alto com 16 toneladas de frutas, verduras e hortaliças ficou um dia e meio parado e perdeu um terço da carga.
* Câmara aprova urgência para lei de defesa do usuário de serviço público. Deputados apressaram tramitação de projeto devido à cobrança do STF. Ministro do Supremo deu 120 dias para Congresso legislar sobre assunto.
MUNDO
* Promotoria do Egito ordena prisão de líder da Irmandade Muçulmana, Mohamed Badie é acusado de incitação à violência. Militares derrubaram islamita Morsi e prometeram transição com eleições.
* O ex-presidente da Suprema Corte Constitucional do Egito Adly Mahmud Mansur foi jurado, na manhã desta quinta-feira, como presidente interino do Egito. Ele substitui o primeiro presidente democraticamente eleito no país, Mohammed Mursi, deposto na quarta;
*O presidente Evo Morales chegou na noite desta quarta-feira (3) à Bolívia, ao final de uma "maratona" na qual teve negado o acesso aos espaços aéreos de França, Itália, Portugal e Espanha, diante da suspeita de transportar em seu avião o americano - e refugiado - Edward Snowden.
_______________________
Fontes: O Globo e Folha de São Paulo
0 comentários:
Postar um comentário