Facebook acaba de anunciar uma parceria com a Samsung, Ericsson, MediaTek, Nokia, Opera software e Qualcomm para lançar Internet.org , um projeto que visa levar o acesso à Internet a preços acessíveis para 5 bilhões de pessoas. As empresas vão trabalhar juntas em tecnologias para tornar o acessível a internet , a cerca de dois terço da população mundial que não possuem acesso.
Embora possa parecer que o mundo inteiro está conectado, apenas um terço da população do mundo tem acesso à Internet, e o crescimento vem desacelerando. O Internet.org visa acelerar essa taxa.
Mark Zuckerberg, chefe executivo do Facebook, disse: "Há enormes barreiras nos países em desenvolvimento para conectar-se e ingressarem na economia do conhecimento. Internet.org reúne uma parceria global que irá trabalhar para superar esses desafios, inclusive oferecendo acesso à Internet para aqueles que atualmente não podem pagar. "Zuckerberg lançou seus pensamentos sobre a acessibilidade num artigo chamado" Um Direito Humano é a conectividade? "
As três principais iniciativas da parceria são:
* Tornar o acesso com preços acessíveis através de smartphones mais baratos, e trabalhar com as operadoras móveis para ampliar o acesso à internet para comunidades carentes.
* Usar dados de forma mais eficiente para que as pessoas não tenham custos elevados.
* Ajudar as empresas a conduzir o acesso de forma que a internet móveis seja sustentável.
Google tem sido um pioneiro em projetos de acessibilidade. Seu mais recente, Projeto Loon , tem como objetivo trazer para a comunidade desconectada, um sinal de 3G a partir de balões gigantes. No passado, o Google oferecia acesso gratuito ao Gmail por SMS na África .
O Twitter tem trabalhado com algumas operadoras internacionais para que as pessoas possam twittar sem pagar pela troca de dados.
O Facebook tem investido 1000000000 dólares em iniciativas de acessibilidade ao longo dos últimos anos, embora tenha focado principalmente em conectar as pessoas ao seu próprio serviço.
O programa Zero Facebook oferece acesso gratuito a um recurso da versão do telefone, através de algumas operadoras no países em desenvolvimento. A ideia é oferecer acesso ao Facebook aos usuários de telefonia móveis.
Alguns afirmam que o Facebook quer promover a acessibilidade por uma razão: Publicidade para gerar mais anúncios, o que irá ser revertido em rentabilidade para os mesmos.
Concluindo, Se o plano funcionar, as operadoras móveis vão ganhar mais clientes e investir mais em acessibilidade; os fabricantes de celulares irão ter mais usuários que migrarão para dispositivos de melhor qualidade e os provedores de Internet irão começar a conectar mais pessoas, e essas receberão internet a preços acessíveis para que possam participar da economia do conhecimento e se conectar.
Redatora Emilimar Elton
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